Renovador, cultural e eclético. Esse é o Sampa Dança.

De 02 a 06 de junho de 2010

São Paulo, SP

Receba nossa newsletter
 

Programação

FORROBODANÇA: NOSSO RITMO, NOSSO IMAGINÁRIO COLETIVO

Atividade: Palestra
Nível: Todos os níveis
Professores: Luciana Cavalcanti e Bruno Dias - Pernambuco
Dia: Sábado, 05/06/2010
Horário: das 16:30 às 18:00

RESUMO:
Mesmo para nós nordestinos, é difícil a missão de classificar as diferenças existentes nos folguedos, principalmente naqueles do período junino. Forró, xote, baião: seriam estes gêneros musicais? Ritmos diferentes? Danças? Variações de uma coisa só? Tudo isto seria mais facilmente respondido pelos nossos ouvidos e pelos nossos corpos do que pela nossa razão. Contudo, tentaremos nesta palestra fazer um levantamento das conclusões estabelecidas até então, passando pelas divergências e por curiosidades. Utilizando como referencial teórico autores como: Maria Rocha Ferretti, José Manoel de Lemos, Roberto Bejamin, Luiz Câmara Cascudo e José Ramos Tinhorão, entre outros. Além de pesquisas de campo e acervo pessoal. Trazendo para os participantes a visão da essência do forró nordestino, em especial pernambucano, seus ritmos e como tudo isso repercute no corpo quando se dança.

OBJETIVOS:
Proporcionar um maior conhecimento sobre os diversos ritmos que estão contidos no forró. Mostrar o forró dentro do contexto de origem sobre a ótica nordestina, em especial pernambucana. Apresentar, através de citação e/ou imagem os estudos feitos por pesquisadores nordestinos. Perceber e reconhecer o forró como construção estética, histórica, social e cultural do povo nordestino.

PRÉ-REQUISITO:
Nenhum.

PÚBLICO ALVO:
Palestra voltada para professores de dança, dançarinos profissionais e/ou amadores e pessoas interessadas por cultura brasileira em geral.

LOCAL:
Espaço de Dança Andrei Udiloff.

Blog YouTube Twitter Orkut