Renovador, cultural e eclético. Esse é o Sampa Dança.

De 02 a 06 de junho de 2010

São Paulo, SP

Receba nossa newsletter
 

Programação

MARIA ANTONIETA E A GAFIEIRA

Atividade: Palestra
Nível: Todos os níveis
Professores: João Piccoli e Stelinha Cardoso - Rio de Janeiro
Dia: Sábado, 05/06/2010
Horário: das 14:40 às 16:10

RESUMO:
Este Projeto presta na verdade uma reverência ao “CHORO” como forma de expressão cultural retórica, pois seus estudos já são comprovadamente estabelecidos como forma musical e nenhuma forma de expressão corporal. Sendo assim, pesquisou-se a partir do século XIX, e um laboratório de quase dois anos de pesquisas, baseadas em vídeos e aulas e depoimentos com a Mestra MARIA ANTONIETA, chegou-se então a forma que será apresentada no evento. Na expressão musical destacaram-se alguns expoentes como Chiquinha Gonzaga, com seu choro clássico, ainda sem os instrumentos já conhecidos posteriormente pelos chorões, até o revolucionário Pixinguinha e seu bando, fazendo naquele período algumas adaptações, para que o choro não fosse marginalizado, já tomando formatos no fim dos anos 50 algumas características jazisticas com clarinetes e sax baixo entre outros. Pretende-se assim, mostrar aos participantes uma nova possibilidade de interpretar O CHORO.

OBJETIVOS:
Entrar em contato com: Vida e história de Maria Antonieta. Sua dança enquanto forma de sobrevivência. Passagens importantes vivenciadas nos últimos trinta anos com Maria Antonieta. Histórias da gafieira.

PRÉ-REQUISITO:
Nenhum.

PÚBLICO ALVO:
Palestra voltada para professores de dança, dançarinos profissionais e/ou amadores e pessoas interessadas por cultura brasileira em geral.

LOCAL:
Espaço de Dança Andrei Udiloff.

Blog YouTube Twitter Orkut