Renovador, cultural e eclético. Esse é o Sampa Dança.

De 02 a 06 de junho de 2010

São Paulo, SP

Receba nossa newsletter
 

Programação

O AVESSO DA CENA - PRODUÇÃO E GESTÃO CULTURAL

Atividade: Palestra
Nível: Todos os níveis
Professores: Rômulo Avelar - Minas Gerais
Dia: Quinta-feira, 03/06/2010
Horário: das 12:50 às 14:20

RESUMO:
Na palestra O Avesso da Cena, serão abordados alguns pontos extraídos do livro lançado recentemente por Romulo Avelar. O autor fará uma breve análise do contexto cultural brasileiro e, mais especificamente, do universo da produção e da gestão cultural. Partindo da premissa de que o setor precisa se apropriar de ferramentas da administração, discorrerá sobre a aplicação de instrumentos como o planejamento estratégico ao cotidiano de grupos artísticos e instituições culturais.

O livro: O público que vê um espetáculo no palco não imagina a infinidade de providências que precisam ser tomadas nos bastidores, antes, durante e depois daquele breve período em que o artista está em cena. Aos olhares leigos, a impressão é de que tudo acontece num passe de mágica, de modo quase espontâneo e sem maiores esforços. Entretanto, essa visão romântica se dissipa instantaneamente quando se mergulha no universo das coxias. Ali, a vida real se faz presente com a mesma intensidade de qualquer outro campo profissional. Uma legião de anônimos trabalha arduamente para que tudo esteja pronto e perfeito no momento da abertura das portas ao público. O Avesso da Cena coloca em foco o emaranhado técnico, administrativo, financeiro e político que dá suporte à cena cultural brasileira. Um mundo distante das luzes dos refletores, mas cuja compreensão se revela cada vez mais determinante para a profissionalização num setor que se expande em velocidade acelerada.

OBJETIVOS:
O Avesso da Cena é destinado àqueles que desejam se familiarizar com o contexto da produção e da gestão cultural e com a dinâmica dos empreendimentos da área. É recomendável aos estudantes dos cursos de produção e gestão cultural, aos artistas e produtores, aos gestores de instituições culturais públicas e privadas e de organizações sem fins lucrativos, bem como aos alunos e profissionais de campos como administração, marketing e comunicação e ao público em geral.

PRÉ-REQUISITO:
Nenhum. Aberto a todo o público

PÚBLICO ALVO:
Dançarinos, professores, empresários do meio artístico.

LOCAL:
Espaço de Dança Andrei Udiloff.

Blog YouTube Twitter Orkut